sexta-feira, 26 de maio de 2017

NOTAS SOBRE 1ª CORÍNTIOS CAP. 1 versos 4-9, 18-27

Algumas temáticas gerais encontradas em Coríntios

  • A igreja e sua condição como comunidade cristã
  • Moralidade cristã e relacionamento com o mundo
  • Liturgia 
  • Ressurreição 
1ª Coríntios 1. 4-9:
  • Devemos agradecer pela graça que Deus concede a cada irmão na fé.
  • O autor da graça é Deus e ela é dada por intermédio de Cristo
  • Aqueles que são alcançados pela graça usufruem das riquezas espirituais, dos dons e do poder para executar a vontade de Deus
  • Possuem também a certeza que mesmo errando, pois vivem sob a influência da sua natureza pecaminosa, estão sob proteção de Cristo e assim permanecem isentos do pecado e da culpa, tendo certeza de absolvição no juízo final
  • Essa certeza só é possível porque a salvação advém da fidelidade de Deus e do seu convite de relacionamento, manifesto na comunhão com seu Filho

1ª Coríntios 1. 18-27
  • Toda sabedoria humana é ineficaz na busca pela salvação e conhecimento íntimo de Deus. O conhecimento humano apenas demonstra ao homem seu desamparo e impotência quanto a sua condição de mortal carente e salvação
  • Deus providenciou a fé como a porta de entrada para sua graça. A fé é um presente de Deus e se configura como loucura para os homens, pois não depende de sinais ou de uma inteligência sofisticada, mas provém da mensagem de salvação e perdão cultivada pelo Espírito Santo de Deus em nosso coração
  • A salvação, portanto, centra-se em Deus. Ele abre nossos olhos, nos apresenta as beatitudes de Cristo e o coloca como a centralidade do plano de salvação. Em suma, nos coloca em Cristo para que estando Nele, alcancemos a salvação.
  • Não é no nosso valor, nem em qualquer mérito ou vangloria que habite em nós que obtemos o paraíso, mas no depósito de fé feito pelo Espírito Santo naquilo que é frágil e louco, isto é, nos pecadores e feridos do mundo que se reconhecem como tais e destituídos de qualquer valor ou destino que não o inferno.
  • Deus só encontra repouso no coração quebrantado, no pequeno e pobre de Espírito. Nada que seja humanamente possível pode alcançar a salvação, muito menos, os racionalismos que a mente humana é capaz de organizar. Salvação é dada por fé. Graça é dom de Deus.
  • Por isso, é uma obra exclusiva de Deus, operada por meio de Jesus e aplicada pelo Espírito Santo, nos sacramentos e na pregação da palavra.
  • Por fim, ser salvo por Deus significa ter plantado no coração Jesus, a verdadeira sabedoria, que aplica em nós e nos faz tomar posse da sua justiça, da experiência da salvação, e, não menos importante, da experiência de continuamente experimentar o milagre da santificação  
Siga a página no Facebook: https://www.facebook.com/refletindoagracaoficial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário