sábado, 28 de março de 2015

12 Frases para Aprender Teologia Rapidamente ( Imperdível)





1- SOBRE O PECADO E NOSSA NATUREZA

Somos pecadores não somente porque pecamos, mas também porque já nascemos em pecado. E, sendo pecadores por natureza, afastados e desprovidos da salvação, inevitavelmente, somos e fazemos aquilo que nos é natural: o pecado. (NORMAN GEISLER)

2- SOBRE A GRAÇA DE DEUS

A graça não é um poder impessoal [...] É Deus colocando-se ao alcance de todos nós. É a plenitude da medida de seu amor redentor que nos é oferecida. ( MILDRED BANGS WYNKOOP)

3- SOBRE FÉ 

A fé é a razão repousando em Deus ( SPURGEON) 


4-  SOBRE A JUSTIFICAÇÃO 

Pela fé em Cristo, portanto, a justiça de Cristo se torna nossa justiça, e tudo o que é dele passa a ser nosso, sim, ele próprio torna-se nosso. (LUTERO) 

5-  SOBRE A NOSSA ADOÇÃO COMO FILHOS DE DEUS

Pode-se dizer que o Pai entrega o Filho na cruz,  a fim de ser o Pai daqueles que são entregues. 
( JURGEN MOLTMANN)

6- SOBRE EVANGELISMO

O mundo é minha paróquia ( JOHN WESLEY)

7- SOBRE A IGREJA E SEU PAPEL NO MUNDO

A igreja é é o que de mais importante existe no mundo. Criada pela vontade de Cristo, ela é a agência da salvação, ensaio e vanguarda da nova humanidade. (DOM ROBINSON CAVALVANTI) 

8-  SOBRE DIACONIA 

Ele sempre amou a todos e se interessava vivamente por seus problemas. "Ele encarnou e revelou todo o amor de Deus, e se compadeceu dos homens por todos os seus males." O Mestre não só se interessou pelos problemas humanos, mas sempre buscou fazer alguma coisa para solucioná-los. 
( J. M. PRICE)

9-  SOBRE ESCATOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE OS TESTAMENTOS

o grande evento escatológico predito no Antigo Testamento já aconteceu; aquilo que para escritores do Antigo Testamento representava um movimento é visto agora como envolvendo dois estágios: a era presente e a era do futuro; e  a relação entre estes dois estágios escatológicos é que as bênçãos da era presente são penhor e garantia de bênçãos maiores no porvir. 
( ANTHONY HOEKEMA)

10- SOBRE HERMENÊUTICA 

Começamos com uma abordagem baseada na terceira pessoa, fazendo a seguinte pergunta a respeito do texto: “o que ele significa?” (exegese). Em seguida, passamos para uma abordagem na primeira pessoa e indagamos: “o que ele significa para mim" (devocional). Por fim, vamos ao texto para abordá-lo na segunda pessoa e procuramos descobrir “como compartilhar com você o que ele significa para mim” (homilética). Se tentarmos apenas uma abordagem e desprezarmos as outras, acabaremos ficando com uma falsa mensagem.


11- SOBRE A LITURGIA E SUA RELAÇÃO COM A PREGAÇÃO DA PALAVRA

 As cerimônias do culto [...] devem ser revestidas de beleza, dignidade e significado que induzam e elevam o adorador à presença de Deus, com a devida reverência de coração puro. Lembre-se também que a pregação da palavra é coisa essencial e necessária, quanto o ritual e os cânticos, e que, apresentada com diligência, é também  um ato de culto.  ( JOHN A. BROADUS) 



12- SOBRE A PRÁTICA DAS ORAÇÕES

Nossas orações são fracas e pobres. Entretanto, o que importa não é que nossas orações sejam fortes, mas que Deus as ouça. (KARL BATH) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário